sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como evitar que seu gato coma passarinhos

Sociedade de proteção às aves fez manual para que donos de gatos ajudem a diminuir o instinto felino para caça, no Reino Unido


Talvez alguns gatos não sejam tão "famintos" por passarinhos como no desenho de Piu-Piu e Frajola. Porém, de acordo com a Sociedade Real de Proteção às Aves (RSPB) do Reino Unido, 27 milhões de aves são mortas todo ano naquele país, por 7,2 milhões de gatos de estimação. Isso significa que os felinos, além dos 829 milhões de libras que seus proprietários destinam a eles com ração, estão também fazendo um "lanchinho aviário" por conta própria, segundo o jornal The Guardian.

Para evitar que as aves sejam devoradas na primavera britânica, a RSPB divulgou nesta semana um manual para que os donos de gatos ajudem na conservação dos pássaros, que pode significar a diferença entre a vida e a morte de um filhote de passarinho em seus jardins. No entanto, a RSPB admite que embora exista a evidência de que os gatos tendem a comer pássaros fracos ou doentes, não há nenhuma prova científica de que a predação (ato de atacar, do predador) felina nos jardins represente qualquer impacto sobre a população aviária. Se você tem um gatinho e também é amante das aves, confira as dicas.

Coloque um sino na coleira de seu gato
Essa atitude simples pode reduzir a predação por pelo menos 1/3. Para os gatos que recusarem usar os sininhos, existem outros dispositivos, como as coleiras áudios-visuais, que sentem a inércia de seu gato antes de atacar até bips, um dispositivo norte-americano que fica no caminho e avisa quando o gato for atacar o pássaro.

Verifique se seu gato está bem alimentado
Pode até parecer lógico, mas é improvável que funcione como uma medida quando seu gato está sozinho. Poucos animais são totalmente confiáveis, e muitas vezes querem um lanche, mesmo que já tenham comido.

Imponha um toque de recolher ao bichano
Em uma infeliz coincidência, o gato quer sair de casa para tomar um sol ao amanhecer – justamente no ponto mais vulnerável no calendário dos pássaros, ou seja, na hora das aves se alimentarem. Durante essas horas de alto risco, você pode segurar seu gatinho dentro de casa, até que filhote e mamãe passarinhos saiam do jardim.

Evite que as aves se alimentem no chão
Escolha o lugar mais alto ou instale um alimentador para manter as aves fora do alcance. A medida só não será válida se por acaso seu gato der uma de alpinista. Em sua cartilha a RSPB também recomenda que as pessoas plantem algumas plantas com espinhos debaixo do alimentador, mas essa medida deve ser desconsiderada, pois obviamente machucaria o bichano.

Vamos educar nosso gatos por favorrrrrrr
Bjao
Ale

29 comentários:

  1. Gostaria muito que meu gato parasse de comer passarinho.porque trato dos passarinhos em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema que vc, amo os pássaros ,fico comuito dó !

      Excluir
    2. Adoro passaros e fico de coração partido toda vez que meu gato chega com um pássaro na boca 😪

      Excluir
    3. Tem algum perigo eles comerem pássaros? Pode causar doenças ou algum problema?

      Excluir
  2. Eu tô muito chateada pq os meus não param de caçar e comer, e tipo nenhuma dessas dicas são viáveis ou vai funcionar, infelizmente não posso pagar um adestrador pra sl fazer q exista convivência entre eles. Nada do q leio na internet vai funcionar pro meu caso q são gatos soltos não tenho como prender ou colocar toque de recolher etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje acordei com o som de desespero de um sabiá. Vou ver se coloco uma coleira de sino nela, pelo menos de dia.

      Excluir
    2. Como fazer meu gato para de querer comer meus passarinhos

      Excluir
  3. VC disse q isso não vi adiantar e tals......isso aconteceu com seus gatos mas talvez os dos outros de certo ent n fale q isso n vai ajudar!!!

    ResponderExcluir
  4. Atenção! Não se deve colocar aparelhos sonoros ou guizos em gatos. Além de não evitar que o pássaro morra gera muito desconforto e prejuízo à audição do gato, reduzindo sua qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  5. Minha gata está comendo todos os passarinhos que ela consegue pegar, da um desespero de ver e não poder salvar os passarinhos, ela come ração toda hora

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! Todo dia minha gata traz um pássaro pra dentro de casa, estou muito triste com isso. Vou colocar roupa nela pra ver se dá resultado.😔

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de gatos! São incensíveis! Cachorros são capazes de captar o carinho que vc tem por uma ave de estimação e respeita, não ataca, não come...o cachorro é capaz de entender e respeitar.. Já o gato é sempre frio... Se vc titubear, ele fica na espreita e pega o seu passarinho de estimação, e come, mata, mesmo sem ter fome! Odeio gatos.. São frios...mal olham quando vc demora de uma viagem, por exemplo... Não sentem sua falta....só mia por interesse e não por afeto! Toh muito triste, minha gata comeu meu passarinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senão gosta o q tá fazendo aqui.. Vá ler sobre cachorros

      Excluir
    2. Gatos nao sao mals como vc diz..é o instinto do animal...caçar ...se vc acha q gato é frio pq vc tem uma gata na sua casa ,fria é vc por julgar dessa forma um animal

      Excluir
    3. AFF , quanta ignorância, os gatos matam os pássaros por instinto não por serem mais. Eles inclusive tem a necessidade de trazer a caça para o dono como presente. O modo deles amarem o dono é diferente dos cachorros, são espécies diferentes.

      Excluir
    4. AFF , quanta ignorância, os gatos matam os pássaros por instinto não por serem maus. Eles inclusive tem a necessidade de trazer a caça para o dono como presente. O modo deles amarem o dono é diferente dos cachorros, são espécies diferentes.

      Excluir
    5. Gosto dextodas as espécies.
      Tenho cachorro gato passaros e peixes . Esse papo de que gatos não goatam do dono como os cães é ignorância, meu gato me adora tanto qt meu cachorro. Cada animal demonstra seu amor pelo dono de uma forma. A maior insensibilidade está nas pessoas que discriminam os gatos, isso sim é ser insensível

      Excluir
    6. É muita ignorância falem que gatos são uns, insensíveis etc. A domesticação dos gatos é bem mais recente do que a dos cães, por isso eles têm instintos selvagens ainda muito aguçados. Fora que a superpopulação de gatos de rua favorece a seleção de espécies com mais instinto de sobrevivência! No fim das contas, a culpa é do ser humano, que abandona, maltrata, que não tem política de castração, não adota, só quer comprar raças caras. Quem tem ódio no coração e vaidade é o ser humano.

      Excluir
    7. Pessoas aleatórias// queira vc sabendo ou não, não sei vcs mas o gato pode ficar doente até msm comendo os passarinho, imagina com ratos que vejo muitas pessoas que se diz gostar de gatos e deixa ele se alimentar dele, não vejo nesecidade vcs deixarem os gatos de vcs se alimentarem de animais, até pq se fosse alimentação natural, seria bem "diferente" do que passaros da qui, ratos e baratas do seu país de origem.

      Excluir
    8. Fala isso pro meu coelho que morreu pq os cachorros gostam de matar por prazer, já tive 3 coelhos que eles devoraram

      Excluir
    9. nossa, que jumento. nem ye conheço e já odeio VOCE. como pode falar isso? como ser humano vc precisa evoluir muito, pelo visto nao vai ser nessa vida se nao mudar de atitude bem depressa...

      Excluir
    10. Minha gata sempre festeja quando eu chego, vem miando toda feliz e é assim só comigo, quando saio pra ir trabalhar ela mia atrás de mim pra que eu não vá, todo lugar que eu vou ela me segue até a esquina e se não demoro ela tá sempre lá me esperando e escuto ela miar de longe, tá sempre pedindo carinho e sempre me dando carinho, você falando assim até parece que minha gata é de outro mundo, ou todos os gatos que tive são, prq todos tinham o mesmo carinho que os cachorros, desde chamar elas pelo nome e elas me atenderem até na forma de ficar feliz em ver eu chegar, você só pode estar criando seu gato errado prq seja o animal que for ele vai retribuir a forma como você o trata

      Excluir
    11. insensíveis o c*arlho vc não sabe nada de gato, é por causa da gente como você que vários gatos são maltratados na rua por pessoas que acham que eles são traiçoeiros simplesmente por não demonstrarem carinho da mesma forma que cachorros. Pra mim quem fala isso é gente carente que precisa que o animal fique 24h atrás de você lambendo suas bolas. Gatos são carinhosos e são independentes, você não sabe de p0rra nenhuma seu otário escroto

      Excluir
    12. Vc realmente nunca teve um gato e fala besteira....repete estas bobagens...cachorro tbm ataca gatos,pássaros e humanos....

      Excluir
  8. Preciso fazer algo para salvar os passarinhos de uma gata que vive solta pelos pátios.

    ResponderExcluir
  9. Tenho 2 gatos um mata todos passarinhos e o outro hoje comeu 2 filhotinhos 😭 agora a mãezinha dos passarinhos está procurando eles no ninho 😭😭😭

    ResponderExcluir
  10. Tbm estou com o mesmo pobrema,tenho um gato, meu comphanheiro de anos,já tentei de tudo, e já troquei sua ração, e ele continua a comer passarinho e arruma um jeito de comer pintinhos novos e grandinhos, comeu de vizinhos. estou com medo de pessoas maudosas por raiva fazer mal pra ele não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir