quarta-feira, 12 de maio de 2010

Gatos de raça ganham alimentação diferenciada

Produtos específicos para atender Persas, Siameses e Maine Coon já são oferecidos no mercado


Os bichanos mais exigentes contam com uma alimentação exclusiva para atender suas necessidades nutricionais
Crédito: Flickr/ CC - fofurasfelinas

Apesar de no Brasil, o cachorro ainda reinar soberano como animal de estimação favorito, o universo dos felinos tem crescido. Isso foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Na capital paulista, por exemplo, a população de felinos cresceu 152%, enquanto os cães aumentaram 60%.
E esse aumento pôde ser notado, sobretudo entre os gatos de raça. Estima-se que eles correspondam a cerca de 1% da população geral de felinos domésticos, que hoje está ao redor de 7 milhões, nas famílias de classes A, B e C, segundo revelou a última pesquisa Radar Pet, da Comissão de Animais de Companhia (Comac).

O número pode até parecer inexpressivo, mas o percentual equivale a algo em torno de 70 mil animais. Neste universo, 74% são Persas. A maioria dos proprietários, porém, não está consciente de que as características fisiológicas e o paladar influenciam na alimentação e na digestão do animal e, ao serem desconsideradas essas especificidades, problemas de saúde podem surgir.

Preocupadas com as exigências de paladares diferenciados, as fabricantes de ração estão percebendo a importância de desenvolver produtos específicos para os seus clientes felinos. A Royal Canin do Brasil, por exemplo, desenvolveu três produtos exclusivos para as linhagens que mais crescem no País: Persa, Siamês e Maine Coon.

Para os Persas, a empresa desenvolveu a ração Persian 30, que facilita a ingestão com ingredientes que promovem uma resposta nutricional adequada e também ajudam na prevenção de problemas específicos da raça. Isso porque os animais têm tendência a desenvolver o Herpesvírus felino, um retrovírus que causa problemas respiratórios, e são propensos às dificuldades no trato urinário e formação de cálculo renal, além do Tricobezoar gástrico, também conhecido como acúmulo de pelos no estômago. O preço médio do produto em embalagem de 7,5 kg é de 104,26 reais.

Os Siameses também foram favorecidos pela Royal Canin com a Siamese 38, elaborada para trabalhar a silhueta esbelta da espécie, a manutenção do peso corpóreo e do tônus muscular. O formato do croquete também é exclusivo para facilitar a ingestão e reduzir a velocidade com que a raça se alimenta, além de oferecer sabor exclusivo para o exigente paladar. O preço médio do produto em embalagem de 2 kg é de 58, 60 reais.

A mais recente raça beneficiada foi a Maine Coon, cujo alimento tem o mesmo nome, e é composto por 31% de proteínas. Dedicado aos felinos que chegaram a pouco menos de seis anos no Brasil e necessitam de uma resposta nutricional arrojada – um croquete king size adaptado ao formato da face e à força da mastigação, facilitando limpeza dentária e com vitaminas que mantém a beleza da pelagem.

Pelos longos e castrados
Os bichanos que requerem cuidados especiais com sua pelagem também ganharam alimentação própria. A Premier, por exemplo, desenvolveu produtos para gatos que vivem em ambientes internos e que têm pelo longo e para aqueles que foram castrados. O Premier Ambientes Internos Adulto Pelos Longos Salmão promete garantir uma pelagem sempre sedosa através do equilíbrio dos ácidos graxos ômegas 3 e 6, associados à biotina e ao zinco quelatado presentes na ração. Ela também previne a formação de cálculos urinários, pois controla o pH da urina, evitando o aparecimento de cálculos de oxalato de cálcio e estruvita. O preço médio do produto em embalagem de 7,5 é de 117, 90 reais.


Os gigantes Maine Coons ganham alimentação rica em proteínas e que protege sua grande articulação
Crédito: Flickr/ CC Tambako the JaguarJá

o Premier Ambientes Internos Gatos Castrados tem sabor frango e é ideal para animais com idade entre 8 meses e 7 anos. A ração também é rica em proteínas e fibras, mas restrito em gordura, o que ajuda no controle do peso. O produto ainda previne o surgimento de cálculos renais e a formação de pelos no estômago do bichinho. O preço médio do produto em embalagem de 7,5 é de 132, 90 reais.

Bjao
Ale

Nenhum comentário:

Postar um comentário