sexta-feira, 14 de maio de 2010

Projeto filantrópico leva terapia canina a quem precisa

Criado no Rio de Janeiro, a “Pêlo Próximo” tem o intuito de chamar a atenção para a importância da pet terapia no tratamento de doenças humanas


Projeto que conta com 23 cachorros ganhou o reforço de duas calopsitas
Crédito: Divulgação/AssessoriaTalvez muitas pessoas não saibam, mas os cães podem ajudar muitos pacientes no tratamento de doenças. Pensando em chamar a atenção para a importância do trabalho da terapia canina, um grupo de amantes dos animais criou o Projeto Pêlo Próximo – “Solidariedade em 4 patas”, que realiza um trabalho filantrópico visitando instituições que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e escolas.

Com um staff de 23 cachorros, o trabalho do grupo, que é do Rio de Janeiro, tem como objetivo proporcionar uma tarde de alegria, realizando atividades com cães e pacientes, apresentação de agility, show dog, boliche, futebol, contato direto com o animal e escovação, exercícios com arco e para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade fina dos pacientes. Além dos cachorrinhos, neste mês o projeto ganhou o reforço de duas calopsitas, que auxiliam no estímulo da motricidade fina, como a ação de segurar um copo, por exemplo. O projeto também leva às instituições infantis uma atividade na qual as crianças assumem a função de médicos mirins, examinam o cão, simulam alguns procedimentos e ainda fazem o diagnóstico do bichinho.


Além de realizar atividades com cães e pacientes, o Projeto Pêlo Próximo leva tarde de alegria às instituições
Crédito: Divulgação/AssessoriaHoje, o grupo conta com 35 voluntários, dentre eles veterinário, adestrador, fonoaudióloga, psicólogo, fisioterapeuta, acupunturista, terapeuta ocupacional e uma estagiária de pedagogia, que tem a função de estimular através da leitura a importância do respeito aos animais e esclarecer de forma lúdica a posse responsável.

Para participar do projeto, os cãezinhos devem estar vacinados e vermifugados, passar por uma avaliação comportamental que será realizada pelo adestrador e coordenadores do projeto, apresentar um atestado do veterinário comprovando a boa saúde do animal e, principalmente, não podem demonstrar qualquer tipo de agressividade.


Calopsitas ajudam no estímulo da motricidade fina
Crédito: Divulgação/AssessoriaQuem se interessou pelo Projeto Pêlo Próximo, pode enviar um e-mail para peloproximo@gmail.com, ou acessar o blog www.peloproximo.blogspot.com, o site www.wix.com/peloproximo/peloproximo e entrar em contato com a equipe.

Parabéns pela iniciativa é isso ai.
Bjao
Ale

Nenhum comentário:

Postar um comentário