quinta-feira, 10 de junho de 2010

Censo da pesca começa neste mês em todo Pantanal

Centro de Pesquisas do Pantanal e MPA querem saber dos próprios pescadores pantaneiros informações sobre a real situação da pesca na região

Por: Lielson Tiozzo
Publicado em: 06/2010

Começa neste mês o Censo Estrutural da Pesca na Bacia do Alto Paraguai no Pantanal encomendado pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura ao Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP). O trabalho faz parte do plano de monitoramento da pesca que será estabelecido em todo o País a partir de 2010.

“A pesca, de modo geral, ainda é uma cadeia produtiva que ainda está muito marcada pela informalidade. Temos que conhecer a situação real de quem vive da pesca para que o sistema tenha relevância social, econômica e ambiental”, afirma ao portal MS Notícias o professor do CPP, Paulo Teixeira de Sousa Júnior.

Segundo Sousa Júnior a pesca brasileira se desenvolve em circunstâncias muito variadas. Além das diferenças entre a pesca marinha e de água doce, o ministério quer entender as características da produção industrial e da artesanal.

“Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já têm seus próprios sistemas de monitoramento. O objetivo agora é entender as peculiaridades de cada cenário para criar ações específicas, que promovam a sustentabilidade da pesca dentro de realidades distintas”, ressalta o professor.

Na Bacia do Alto Paraguai, o censo será desenvolvido em parceria com as Federações de pescadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Vamos treinar pessoas das próprias comunidades para fazerem o trabalho de coleta de informações. Queremos saber onde eles pescam, para quem eles vendem, onde estão as espécies comercializadas”, explica a coordenadora técnica da pesquisa em Mato Grosso, Lúcia Mateus.

Os pescadores acompanham a produção natural dos peixes e acabam fazendo um monitoramento ambiental. “O que eles têm a nos dizer é muito importante para visualizarmos se está havendo algum desequilíbrio e entender como a reprodução dos peixes está acontecendo”, diz Lúcia.

Em Mato Grosso, o Censo será realizado nos municípios de Cuiabá, Barra do Bugres, Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antonio de Leverger, Várzea Grande. Em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Miranda e Porto Murtinho. A expectativa é de que pelo menos 80% dos pescadores sejam entrevistados.


Muito bom espero que funcione!!!
Bjao
Ale

Nenhum comentário:

Postar um comentário