quarta-feira, 2 de junho de 2010

Gatos aprendem a caçar em silêncio

Não adianta colocar um sininho na coleira deles. Para não serem percebidos durante a caça, os bichanos têm aprimorado suas técnicas


Gatos aprendem a não tocar o sino durante a caça
Crédito: Reprodução/Telegraph

Recentemente, aqui na PetMag, aprendemos como evitar que seu gato coma passarinhos, e assim, contribua para a preservação de algumas espécies de aves. Para tanto, uma das dicas recomendadas era a colocação de sinos nas coleiras dos bichanos, mas, subestimamos a inteligência dos felinos.

De acordo com o jornal Telegraph, peritos em animais selvagens recomendaram aos proprietários de gatos que eles mudem regularmente os sinos das coleiras de seus bichinhos, pois os gatos aprenderam a diminuir a eficácia do acessório com movimentos cuidadosos. Ao manter a cabeça imóvel enquanto anda, o som do sino é reduzido.

O conselho está em um novo guia produzido pelo BTO (Fundo Britânico para Ornitológos – na tradução livre), que visa reduzir os impactos dos gatos nas aves de jardim. O Dr. Tim Harrison, do BTO, disse ao periódico que, “é impressionante ver um animal que tenta compensar o sino colocado em volta de seu pescoço”. Segundo Harrison, “as aves são animais predominantemente visuais, então, colocar uma coleira bem colorida no seu gato, também pode ajudar”. Tim acrescentou ainda que, “os proprietários devem considerar o quanto de tempo deixam seus gatos fora de casa, e talvez, devam supervisionar esse período.

Mas Maurice Melzak, editor do site de relacionamentos PetStreet, alertou para o fato da BTO julgar todos os felinos como culpados. “Alguns gatos são caçadores vorazes, mas a maioria não faz nada. É uma minoria deles que fazem os danos. Essa minoria é responsável. Não podemos tratar todos os gatos como igualmente culpados”, disse ele ao Telegraph.

É a primeira vez que a BTO oferece um guia para donos de gatos, e que ensina outras etapas práticas para que os proprietários reduzam o número de aves mortas pelos bichanos. Uma cópia do guia está disponível (em inglês) no site da BTO.
Crédito -Uol bichos

Concordo e admiro a preservação das espécies de aves, mas vamos combinar que a grande fatia do bolo de estragos quem faz é o ser humano, isso não tem nem o que discutir...
Temos que lembrar que coleiras em gato pode ser perigos pois o animal sobe em todos os lugares e se enfia em muitos buracos rs... quem tem gato sabe como eles são curiosos, e a coleira pode enroscar ou ficar presa em algo fazendo com que o gato não consiga se soltar e ainda pior , morrer enforcado.
Hoje existem coleiras próprias para gatos no qual o gancho se abre sobre grande pressão.
Onde encontrá-las???
www.meuamigopet.com.br
Bjão

Ale

Nenhum comentário:

Postar um comentário